terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Estado de epidemia de dengue no Paraná

     Como está sendo anunciado, no Paraná há 7 cidades em estado de epidemia de dengue, sendo elas: Paranaguá, Mamborê, Cambará, Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Itambaracá e Guaraci.
     Apesar de a epidemia, no Litoral,  ser apenas em Paranaguá, a população de todo o litoral deve redobrar os cuidados.
     Todos estamos expostos a doença. Por isso precisamos que todos colaborem, não deixando acumular lixo e água parada dentro dos quintais de suas casas.


Dengue, Zika e Chikungunya


Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus, já o chikunguna é do gênero Alphavirus.

As doenças têm gravidades diferentes. A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza.

A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.

O chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.

Já a febre por zika vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves do que os de dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré tem trazido preocupação.

Cinco dicas para evitar a dengue


1. Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal. Esses objetos facilmente acumulam água da chuva e se tornam um criadouro natural. Limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira (comum em modelos frost free), que também acumula água.


2. Use roupas que cubram o máximo possível do corpo como calça e camisas de manga longa. Elas evitam o contato do mosquito com a pele. No verão aposte em tecidos leves.

3. Passe repelente pelo menos três vezes ao dia em todo o corpo. Reponha sempre que molhar a pele ou se suar muito. Dê atenção especial às pernas e braços. Velas de citronela também ajudam.

4. Use telas nas janelas e evite deixar portas abertas de manhã e à tarde para evitar que os mosquitos entrem em casa.

5. Não adianta acabar com todos os possíveis criadouros da casa se o vizinho não faz o mesmo. Mobilize a vizinhança seja chamando para uma reuniãozinha, seja no boca-a-boca, para ter certeza que todos estão tomando os mesmos cuidados.


Por: Jackeline R. S. Gilbert

Fontes:
http://www.dengue.pr.gov.br/

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/01/parana-registra-230-novos-casos-de-dengue-na-ultima-semana-diz-boletim.html

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/paranagua-registra-a-1-morte-por-dengue-noparana-em-2016-8lu3q40cebr7oxybb5flcwj6n

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82358

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/01/agentes-orientam-moradores-de-paranagua-para-o-combate-dengue.html

http://noticias.uol.com.br/ciencia/listas/gravidas-veja-cinco-dicas-para-evitar-contrair-o-virus-zika.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário