sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Desidratação e Insolação - Doenças do Verão

Todos já percebemos que o Sol este ano, não está de brincadeira! Em algumas cidades do estado, os termômetros chegaram a marcar 44ºC. Aqui no litoral paranaense, a temperatura tem oscilado entre 27 a 36ºC... é meus amigos, pelo andar da carruagem, este verão promete ser quente, para a alegria dos veranistas, porém, para quem trabalha em campo, nem tanto!

Com o calor, vem algum problemas de saúde bem típicos desta época, como a DESIDRATAÇÃO e a INSOLAÇÃO.

Esta semana um de nossos agentes de campo, sofreu uma crise de desidratação, e com certeza, não foi agradável... algumas atitudes simples podem evitar estes problemas.

Vamos conhecer um pouco essas doenças, e como evitá-las!

Desidratação:
A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. Essa perda pode ser aumentada por vários fatores no verão. O aumento da transpiração, ou ainda alterações provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados como vômitos e diarréias são mais frequentes neste período

Quando uma pessoa está desidratada, ela apresenta sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos e mais irritada.

A desidratação pode ser grave e por isso, deve ser evitada. Algumas dicas importantes para prevenir a desidratação são: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves, e ingira constantemente líquidos, deve-se estar atento também aos alimentos consumidos.

O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se suspeitar de uma desidratação. Ele deve ser feito misturando uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal em um litro de água. Deve-se oferecer à pessoa desidratada à vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarréia. Há casos em que a desidratação se torna mais grave sendo necessário o atendimento hospitalar.

Insolação:


A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência.

Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos aos da insolação.

Na insolação ocorre também desidratação e o indivíduo apresenta queimaduras que no início se manifestam por pele vermelha e ardida e quando em estágios mais avançados e graves, leva a formação de bolhas na pele.

Ao primeiro sinal de insolação, é aconselhado que a pessoa procure a sombra além de se hidratar de forma adequada. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, é necessário procurar o atendimento médico.

As pessoas devem evitar tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão), e não devem fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois a três litros de água por dia, e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.


Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer a toda a equipe que se fez presente ajudando na realização da SIPAT/2014, claro que contratempos houveram, muito fatos alheios a nossa vontade, pois dependíamos de outras pessoas para tal.
    Agradecer mais ainda a todos os empregados que participaram nos dois dias do evento, demonstrando com isso respeito pelo trabalho e empenho da equipe para que o evento acontecesse.
    Lembrando que no próximo ano vai haver eleições para novos membros da Cipa, já vão montando suas chapas, afinal a Cipa é de interesse de todos, com uma equipe coesa não tem como não dar certo.
    Mais uma vez pedimos desculpas pelos transtornos ocorridos.

    Tenha um excelente final de semana

    Muito obrigada

    Rosana/Cipa/Litoral
    Presidente

    ResponderExcluir