segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ALHO - 18 Benefícios para a saúde

O Alho é considerado como um super alimento porque tem imensas virtudes curativas, proporciona importantes benefícios para a saúde. O alho é um alimento saudável, rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos) que deve fazer parte de uma dieta alimentar equilibrada e saudável. Aqui estão os 18 Benefícios do Alho para Saúde:
1. Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
2. Ajoene também ajuda a impedir a propagação do câncer de pele, quando aplicada.
alho beneficios 
3. Os Compostos nos alhos foram mostrados para prevenir o Câncer da Próstata.
4. O Alho pode proteger contra o câncer do cólon , protegendo as células do cólon de toxinas que inibir o crescimento de células cancerígenas. O Selênio e a Vitamina C encontrado no alho, também são conhecidos por proteger contra o câncer de cólon.
5. investigações sugere que o alho pode diminuir os fatores que podem provocar úlceras e câncer do estômago .
6. A pesquisa mostrou que cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida que se acredita estar ligado ao câncer de mama em mulheres que comem carne.
Links úteis:
7. em estudos, A alicina no alho foi mostrado que ajuda a promover a Perda de Peso.
8. A alicina no alho foi mostrado para reduzir a Pressão Arterial.
9. O alho tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom).
10. O alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto.
11. O Alho combate os radicais livres.
12. Reduzir a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com osteoartrite e artrite reumatóide.
13. Prevenção de gripes e resfriados: Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe.
14. O alho combate os germes que causam a tuberculose.
15. Um componente no alho chamado dialil dissulfeto foi mostrado que pode matar as células da leucemia.
16. O Alho é uma boa fonte de Vitamina B6.
17. Foi mostrado que pode ser um agente anti-fúngica, que é eficaz para o tratamento de infecções fúngicas, tais como: a vaginite, e o pé de atleta.
18. O Alho foi demonstrado que pode proteger de diabetes e complicações, tais como retinopatia, doença renal, doença cardiovascular, e neuropatia.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Resultados!!!

Passados alguns dias da SIPAT... ficamos muito felizes em receber um e-mail relatando que uma das atividades fez diferença na vida dos colaboradores da unidade de Redes do Litoral!!!

No início da manhã, antes de começar suas atividades rotineiras, os colaboradores passam por uma sessão de exercícios e alongamentos laborais, atividade que os deixam mais dispostos e aptos para a jornada de trabalho!!!

Parabéns pela iniciativa!!!

Foto e colaboração da sanepariana Maria Cristina Faria

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Os desafios e cuidados para quem trabalha sob o sol

Esta publicação é para quem trabalham ao ar livre, livre também das quatro paredes dos escritórios. Mas, no verão, é o sol escaldante e as altas temperaturas que desafiam profissionais como carteiros, vendedores de picolé, trabalhadores da construção civil, servidores da equipe de varrição da prefeitura, agricultores e... claro... nossos técnicos de campo! E como driblar o calor nessa rotina? Será que eles usam as roupas adequadas, óculos de sol e o fundamental protetor solar?

Segundo os dermatologistas, o uso de protetores solares com fator acima de 30 é fundamental para todos, principalmente para quem se expõe com frequência aos raios solares. “Qualquer marca é válida, desde que a pessoa se adapte à cosmética do produto. Para o couro cabeludo, é aconselhado o uso de filtro em spray, porque penetra melhor entre os fios, tem fácil aplicação e não deixa o aspecto de oleosidade. Isso também serve para o caso de braços e decotes de homens, que costumam ter pelos nessas regiões”, acrescenta.
Entre as áreas do corpo que mais ficam expostas e, portanto, estão mais propensas ao ressecamento, queimaduras e câncer de pele estão o rosto, couro cabeludo (principalmente em pessoas calvas), orelhas, nuca, lábios, região do decote e dorso das mãos.
A reaplicação do filtro solar garante proteção contra a radiação durante todo o dia, defende a dermatologista. Isso porque os filtros têm degradação natural com o passar das horas na pele, por causa do suor e da própria luz. “O ideal é passar o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada duas horas, no máximo três horas. Isso em qualquer parte do corpo sem roupa”, orienta.

Pés no asfalto quente
Quem trabalha diariamente sobre o asfalto quente deve atentar, além de todos os cuidados com a pele, hidratação e alimentação, também para a saúde dos pés. Os efeitos de tanta andança por necessidade de trabalho pode gerar consequências nada agradáveis, que vão desde inchaços, calos e alergias até fortes dores. O alerta é da podóloga Elisabeth Rodrigues de Castilho.
O mais indicado, de acordo com ela, é o uso de calçados flexíveis, ou seja, modelos que permitam que os pés fiquem à vontade fazendo a distribuição da sua estrutura corporal, e meias de algodão, de prefêrencia as sem costuras.
“O sapato errado pode causar desconforto, inchaços, dores, joanetes, calos e unhas encravadas”.
Quantos aos cuidados, uma boa higienização diária e suave é fundamental. “Depois de lavar os pés, uma hidratação deve ser feita com um produto à base de água, indicado para todas as pessoas, mesmo as que têm pés diabéticos. O bom é massagear os pés com movimentos leves e colocá-los para cima, em repouso”, aconselha Elisabeth.

Dá-lhe água!
Quantos litros de água você chega a beber em dias de calor extremo? A Secretaria de Estado da Saúde alerta sobre o consumo de água no verão, que deve ser abundante, pois o organismo perde muito líquido para controlar a temperatura. E quando o trabalho é realizado sob o sol escaldante...


Lembre-se, o calor excessivo e a exposição prolongada ao sol pode causar sérios danos a saúde e segurança!!!

1. Queimaduras. Os raios solares causam queimaduras solares ou eritema, principalmente em crianças e pessoas de pele clara. As queimaduras podem ser muito dolorosas e para evitá-las use sempre protetor solar no corpo todo e evite os horários de maior incidência solar, entre as 10 da manhã e 4 da tarde. Dias nublados também podem queimar, uma vez que os raios UV atravessam as nuvens
2. Envelhecimento precoce. A exposição excessiva ao sol sem proteção causa aparecimento de rugas e manchas na pele que são características do envelhecimento precoce, também chamado de foto envelhecimento. Para isso, nunca saia de casa sem protetor solar e roupas adequadas, sobretudo se você tem pele clara.
3. Problemas de visão. O excesso de luminosidade pode causar problemas de visão, como catarata, pterígio e até câncer de pele nas pálpebras. Os problemas de visão são muitas vezes causados por queimadura da córnea. Para se proteger, use sempre óculos escuros com bons filtros de absorção de radiação UVA/UVB, e bonés para proteção dos olhos.
4. Herpes. O vírus da herpes não tem cura e ele é reativado por alguns fatores, como exposição excessiva ao sol. Se você teve algum caso de herpes, evite se expor excessivamente à luz solar e tome banhos de sol antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde.
5. Acne. A exposição excessiva ao sol causa irritação (queimadura e vermelhidão) na pele, que faz com que ela produza mais sebo. Além disso, a sudorese excessiva cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos que causam a acne. Para evitar isso, use protetores solares sem óleo (oil free) e lave o rosto com frequência para eliminar impurezas.
6. Alergia ao sol. Estima-se que de 5 a 10% da população apresentem alergia ao sol, que se manifesta por vermelhidão, coceira, erupção cutânea (na forma de urticária) e fotossensibilidade. Se você tem essa condição, evite ao máximo tomar sol sem filtro solar. O médico também pode indicar medicamentos adequados para o tratamento da alergia.
7. Melasmas. Os melasmas são manchas de cor marrom causadas pela exposição excessiva e prolongada ao sol durante toda a vida. Os melasmas aparecem geralmente nas mãos, braços e rosto. Para evitar, use sempre protetor solar e bonés.
8. Queratose. A queratose se caracteriza por feridas ásperas e pequenas que nunca saram e normalmente aparecem após a exposição ao sol. A chance de uma queratose virar câncer de pele é de cerca de 20%.
9. Câncer de pele. Esta é certamente a condição mais terrível e perigosa da exposição ao sol. O câncer de pele é uma neoplasia que atinge a derme e pode se dividir em carcinona basocelular, carcinoma epidermoide e melanoma, sendo esta última uma das doenças mais letais da humanidade. A melhor maneira de prevenir é evitar o sol nos horários mais fortes (das 10-16h, a partir das 9h no Nordeste) e sempre usar protetor solar, especialmente se você tem a pele clara.
É sempre importante lembrar que pessoas de pele clara devem ter cuidado extra ao tomar sol e usar protetores solares com alto fator de proteção solar. Consulte o seu médico dermatologista para saber qual o melhor tipo de filtro solar para o seu tipo de pele. 
10. Desidratação e Insolação temas já abordados neste blog (clique aqui para ler a matéria)

Lembre-se: protetor solar, bonés, óculos escuros, caçados apropriados e muito líquido, são os principais companheiros dos trabalhadores de campo!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Alimentação é Saúde!

A CIPA não se preocupa somente com a segurança e a prevenção de acidentes, a saúde e bem estar dos colaboradores também é essencial para que se tenha um bom desempenho nas atividades! Por isso, um dos papeis da CIPA também é reforçar e incentivar hábitos saudáveis que consequentemente ajudam os trabalhadores a terem um bom dia no trabalho, evitando o stress, a desnutrição, a fadiga, que, além de prejudicarem os colaboradores, também são um fator de risco para acidentes e doenças ocupacionais.

A publicação de hoje, é uma dica sobre alimentação! Uma boa alimentação faz milagres em nosso organismo! Hoje contamos com a ajuda da colaboradora Maria Cristina, autora do livro "Cozinhando com Produtos da Estação". No texto a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre o livro:

Cozinhando com Produtos da Estação
100 receitas naturais para o dia a dia: rápidas, saudáveis, nutritivas e saborosas, escrito pela sanepariana, Maria Cristina Faria.

“Cozinhando com Produtos da Estação” é mais que um livro de receitas. É o resultado dos estudos e experiências da também culinarista Maria Cristina, na arte de preparar alimentos sem carne e de maneira mais saudável.
Um ano de trabalho, criando e organizando as receitas de acordo com a estação do ano e com a safra dos produtos.
O livro apresenta os 6 módulos (4 estações do ano e 2 especiais: piquenique com as crianças e ceias de fim de ano) do curso de mesmo nome ministrado por ela no Sesc-Paranaguá durante o ano de 2011 e ainda outras receitas, totalizando cem receitas sem carne.
Além das receitas e dicas importantes para aproveitar melhor as propriedades nutritivas do alimento, informações nutricionais e lendas de diversas origens, recontadas de forma espontânea, sem preocupação da fidelidade com a lenda original.
Em busca de novos hábitos:
O livro mostra, de uma maneira simples e prática, como é possível mudar hábitos alimentares e conquistar boa saúde. Usando produtos integrais, minimamente processados e não utilizando produtos artificiais. Buscando hortaliças e frutas sem agrotóxicos. Preocupando-se com a quantidade de sal, de açúcar e de gordura.
Como é responsável pela saúde dos outros, a pessoa que prepara o alimento.
A importância de cozinhar de acordo com os produtos da época, e assim encontrar os ingredientes com facilidade e na sua melhor qualidade e sabor!
Despertar a criatividade que há em cada um, apenas dando uma pequena contribuição com as receitas mais básicas. E mostrar que infinidade de pratos é possível, sem utilizar carne! 





sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Novembro Azul - Vencendo preconceitos

Prevenção

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco.

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.



 

Consulte o seu médico
Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais.

Abaixo, algumas dicas de como se preparar para conversar com o seu médico.

1. Escreva todos os sintomas que está sentindo, mesmo que não pareça estar associado à razão principal da consulta médica. Caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária dos 50 anos, não deixe de fazer a consulta. Ela é importante para que você faça os exames preventivos

2. Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.

3. Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.

4. Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os. Podem ser uma referência importante na hora de o médico levantar o seu histórico.

5. Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário.




O impacto provocado pela doença e pelo tratamento na vida dos homens
  • Alteração na qualidade de vida e da sexualidade
  • Limitações físicas
  • Diminuição da capacidade de ereção, cansaço, fadiga
  • Sofrimento emocional com a retirada dos testículos
  • Crise de identidade ao confundir masculinidade com desempenho sexual


  • terça-feira, 4 de novembro de 2014

    Novembro Azul

    O que é a próstata?
    Apesar de pequena, do tamanho de uma castanha, a próstata tem uma grande responsabilidade. É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto.

    Produz cerca de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade do homem e, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

    A próstata apresenta consistência firme e homogênea ao toque. O câncer ocorre quando as células da região começam a se multiplicar de forma desordenada e ela fica, então, mais endurecida.

    O que é o câncer de próstata?
    É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

    Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
    As causas do câncer de próstata
    Ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.



    Concurso da Frase SIPAT

    A SIPAT foi um sucesso!

    Mas o resultado, foi fruto de muito trabalho, que começou nas reuniões da CIPA. Muitas atividades foram planejadas, e este ano tivemos a participação dos colaboradores na elaboração da frase da SIPAT.

    Foi lançado um concurso, onde a melhor frase sobre segurança e saúde do trabalho estamparia os bonés e camisetas do evento.

    Aqui está a frase vencedora:

    Saúde e Segurança, quem é esperto partiCIPA!!!

    O autor foi o colaborador Marcelo C. Cunha.

    PARABÉNS!!!


    segunda-feira, 3 de novembro de 2014

    Novembro Azul

    Passado o Outubro Rosa, mês dedicado a campanha de prevenção do Câncer de Mama, a CIPA do Litoral, apoia um novo movimento, o Novembro Azul!

    Ao longo do mês a equipe da CIPA estará postando diversos textos referentes a esta campanha.

    Vamos conhecê-la um pouco mais!




    O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

    Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, fomos pioneiros ao lançar no Brasil o Novembro Azul, que se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

    O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

    Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.


    SIPAT 2014

    Bom dia amigos!
    Mais uma semana e mais um mês iniciando cheios de boas energias!
    Vamos começar as publicações de novembro ressaltando o sucesso da nossa SIPAT!
    Foram dois dias de atividades que englobaram variados temas.
    A CIPA agradece a presença de todos neste evento, depois de muito trabalho e dedicação, e mesmo com algumas falhas, conseguimos fazer para vocês colaboradores uma ótima SIPAT!

    Contamos com temas variados, e a participação do pessoal do programa PrevenCão da USFA, com a peça teatral "Lugar de Cão, é pra Dentro do Portão", uma atividade diferente e divertida que deu um brilho todo especial a nossa SIPAT. Sem falar nas excelentes palestras, que tinham como foco seu bem estar, sua segurança e sua saúde.

    Seguem agora algumas fotos da SIPAT: